Os templos-espetáculo - O Reino De Deus!

Os templos-espetáculo

Os templos-espetáculo

Os evangélicos celebram a expansão de sua fé
com a construção de santuários gigantes.

Nos Estados Unidos, o pastor Joel Osteen, da Igreja Lakewood, prega para uma multidão de 16 000 fiéis num ginásio esportivo convertido em templo ao custo de 95 milhões de dólares.


O protestantismo cresce no mundo assustadoramente. No Brasil, seus fiéis representam hoje 25% da população – há duas décadas, essa cifra era de 10%. O crescimento do rebanho evangélico é igualmente expressivo em países da Ásia, como Coréia do Sul, Indonésia e Cingapura, na América Central e até mesmo no Leste Europeu. A evidência mais pujante do avanço dos evangélicos são os megatemplos construídos nos últimos anos para sediar seus cultos. Com o objetivo de atender aos ritos animadíssimos comandados pelos pastores, os novos templos não ficam a desejar se comparados com a estrutura de casas de espetáculos, com sistemas de som e luz semelhantes aos dos shows de rock e telões que garantem uma visão perfeita de tudo o que acontece nos cultos. A maioria delas tem assentos estofados para acomodar todos os fiéis. Porque se amplifica a atmosfera de comoção e envolvimento dos fiéis quando entoam hinos religiosos. Todos estes critérios favorecem o cristianismo na atualidade pós-moderna.

A impressionante fotografia de um culto na Igreja Lakewood, em Houston, no Texas, mostra que o santuário tem capacidade para abrigar 16 000 pessoas e recebe uma média de 40 000 fiéis por semana. Originalmente, o prédio da La-kewood era o ginásio esportivo do time de basquete Houston Rockets. A congregação gastou 95 milhões de dólares na conversão do imóvel.
O teto conta com um sistema de iluminação que muda de cor conforme o culto se desenvolve: o azul invade o ambiente durante os sermões, e o amarelo, quando são executadas músicas ao som de guitarras. Estima-se que somente em equipamentos a igreja tenha gasto 4 milhões de dólares. Tudo para garantir que o pastor seja ouvido e visto por todos. "É necessário muito dinheiro para espalhar a palavra de Deus pelo mundo, e as grandes igrejas estão em melhor posição para cumprir essa tarefa", disse o americano Joel Osteen, pastor-chefe da Igreja Lakewood.

Nenhum comentário: