Coração, Como ele é Enganoso! - O Reino De Deus!

Coração, Como ele é Enganoso!

Varias coisas são capazes de nos abater. Nosso estado emocional, na maioria das vezes, é o resultado emergente do momento que ora vivenciamos. Uma palavra mal falada, um propósito mal administrado, amizades não ajustadas. Tudo co-existe ao lado de nossas emoções. Somos, em parte, produto do meio que vivemos. Mais fácil é ser influenciado que influenciar. Uma lastima, mas realidade.
O ponto de equilíbrio dos seres localiza-se no centro de sua anatomia: O coração. Os gregos já a muito discutiam no tocante a ele, chamavam-no de alma. A psicologia, com a crescente ascendência das doenças emocionais, traz à “psique” soluções cabíveis pra qualquer situação. Desde que haja possibilidades tudo é valido na conquista da saúde emocional. E a ciência? Meu Deus, que busca desenfreada de estar a frente na visualização do invisível. Suas teorias forçam-nos “goela a baixo” acreditar no inacreditável. Na bíblia, a palavra coração, mesmo sabendo que o termo refere-se à alma, é mencionada mais ou menos 810 vezes. Atribui-se ao “órgão” (alma), sede dos pensamentos e intenções do homem. Apesar da vulnerabilidade, um órgão tão complexo. Saber que somos sujeitos a deslocarmos de um estado estável ao caótico com apenas uma fagulha de sentimento mal administrado é uma pena. Salomão que o diga. Seu provérbio é conhecido: sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração por que dele procede às fontes da vida.
No prenuncio de nossa existência, meu pai dizia-nos: O homem mais forte do mundo é aquele que controla suas emoções. Impressionados com os super-heróis dos quadrinhos, ficávamos, meus irmãos e eu, pasmados. E como é difícil. Já há pouco certo pastor perguntou-me: Presley é mais fácil chorar com os que choram ou alegrar-se com os que se alegram? Com veemência respondi: Alegrar com os que se alegram, bradei absoluto. Errado, ele disse: ... É mais fácil chorar com os que choram. Imagine que você esteja prestes a prestar um concurso. Tem dado muito duro pra isso. Ao seu lado seu amigo, da mesma forma lutando pelas mesmas vagas. Ele passa – você não! Contente ele vem ao seu encontro bradando: Hei amigão, passei e você? Ele esta contente e feliz. Precisa de alguém pra compartilhar esse bom momento. Escolhe você, e aí? Viu como é difícil avaliarmos nosso estado emocional. Deus já nos deu o diagnostico mais correto: ... Enganoso é o coração mais que todas as coisas... Saber que qualquer raiz de amargura pode afundar e desequilibrar qualquer situação, realmente é assustador. Toda essa sujeição deve estar nas mãos do criador, não submetermos aos males existentes.
Sabe, tenho publicado artigos nesta esfera. Meu desejo é que o equilíbrio das partes exista em nossa vivencia diária. Apesar de toda vulnerabilidade de nossos sentimentos podemos disponibilizá-los ao Espírito e dizer: Senhor toma conta de meus sentimentos, fazendo-me segundo seu coração.

Nenhum comentário: